sexta-feira, 15 de maio de 2009

Por trás das câmeras

Ao ligar a TV, o telespectador se depara com apresentadores e repórteres sempre prontos e com notícias frescas, quentinhas! Para conhecer o que realmente acontece, quando se fala em telejornalismo, é preciso entender o que está por detrás das câmeras.
Por Trás dos Panos
foi conferir os b
astidores dos programas Balanço Geral, da Record, e Band Cidade, da Bandeirantes.


Band Cidade

Exibido diariamente, o Band Cidade tem uma equipe variável frente às câmeras em decorrência dos comentaristas convidados. Oficialmente, a apresentação é realizada por Felipe Vieira e Lúcia Mattos, além de Carolina Vargas, responsável pela previsão do tempo. Fábio Canatta, coordenador de jornalismo da TV Bandeirantes, disse que a substituição dos âncoras nos finais de semana - ou por motivo de eventual ausência - é feita naturalmente. “Todo o apresentador tem um suplente”, afirma.



Segundo Canatta, estão envolvidos por trás da tela cerca de 30 profissionais. Além dos apresentadores, que também editam as reportagens, há outros dois editores (chefe e assistente), produtores, editores de imagens, repórteres e cinegrafistas. Na área técnica, contabiliza-se aproximadamente o mesmo número, salientando que nem todos trabalham no momento em que o programa é transmitido, mas que de alguma forma colaboram durante todo o dia. Existem quatro estagiários que possuem a incumbência de apoiar a produção e são encarregados de efetuar os contatos, agendar as entrevistas e apurar informações, sempre monitorados por um responsável.

Sobre as pautas das reportagens exibidas, Canatta afirmou que não há uma antecedência precisa: elas podem ser elaboradas meses antes do programa ou até mesmo minutos antes do mesmo ir ao ar. No dia da entrevista (16/04), por exemplo, a equipe formulava as pautas do dia seguinte, da semana e inclusive as pautas das matérias especiais para o dia das mães. Dependendo do nível de importância acontecimentos, muitas notícias são descartadas, cedendo lugar a outras de maior destaque na mídia. A escolha do que vai ou não ao ar é discutida por toda a equipe, mas a palavra final é dada pelo editor-chefe.

Diante das câmeras os cuidados com a aparência são fundamentais, tais como maquiagem e vestuário. Os profissionais envolvidos com o Band Cidade chegam na redação por volta de 5 horas da manhã, sendo que o programa só vai ao ar às 18h50min.


Balanço Geral

À frente do Balanço Geral desde fevereiro de 2008, Alexandre Motta conta com o assessoramento de 11 profissionais responsáveis pela apuração das notícias. Produtores, editores, cinegrafistas e auxiliares também compõem os bastidores. Além do programa, que vai ao ar diariamente às 12h45min, outras duas atrações regionais têm o auxílio da mesma equipe. Na ausência do âncora, quem se responsabiliza pela apresentação é Farid Germano Filho, Rio Grande do Ar.




Os estagiários do Balanço Geral auxiliam na ronda, rádio-escuta e checagem de informação, também sob o monitoramento de um profissional em todas as atividades desempenhadas. Segundo Givanildo Medeiros, chefe de redação, há uma preocupação com o aprendizado destes estudantes no que diz respeito ao dia a dia do jornalismo televisivo.

As reuniões de pauta são realizadas diariamente, às 14h, quando ficam definidos os assuntos abordados no dia seguinte. Às 9h do dia da exibição, os temas abordados passam por uma redefinição, o que é necessário caso ocorra um acontecimento mais importante. “Pode-se derrubar uma pauta que era fria, por exemplo, e colocar uma pauta factual no lugar”, assegura Medeiros, complementando o motivo das duas reuniões de pauta.



Um comentário:

  1. Gostei do blog, parabéns!

    Sou jornalista-desempregada há quase 2 anos e, ainda na faculdade, tive a oportunidade de conhecer algumas redações/empresas, embora não o tenha feito mais pelo total desinteresse dos coleguinhas e da propria faculdade, que "patrocinava" apenas algumas turmas, e mesmo assim, mais para o Projac ... tsc tsc tsc

    Se quiserem visitar meu bloguinho. Abs ...

    ResponderExcluir